quinta-feira, 23 de setembro de 2010

MANUEL TAVARES (1911 - 1974)


O TRABALHO QUE O MILHO DÁ

Aguarelista português, com uma produção prolífica, foi na expressão dos seus contemporâneos, uma figura paradigmática. Terá produzido milhares de aguarelas, grande parte retratando a sua zona de naturalidade - Aveiro - fixando em manchas subtis a labuta de camponeses e pescadores, enquadrados pelos rios e planícies portuguesas. 
Alguns evocam a venda de aguarelas nos Restauradores (Lisboa) e a visita sem desfalecimento a consultórios de médicos e advogados, comerciantes e industriais, tentando vender as muitas obras que ia produzindo com aparente facilidade. Se a venda não corria de feição, e a receita era magra, poupava nas tintas e nos papéis, mas não renunciava. 
Todos os anos, dezenas de aguarelas de Manuel Tavares, surgem à venda nas principais casas leiloeiras portuguesas. Continua a ter colecionadores fiéis. 
O que trago hoje é um trabalho muito curioso a que, aliás, se dedicaram muitas figuras das artes plásticas nos anos 40 e 50 : a realização de calendários para oferta na época festiva.
As aguarelas de Manuel Tavares subordinadas ao tema "O TRABALHO QUE O MILHO DÁ" foi encomenda da Empresa Fabril do Norte e estes trabalhos estão datados de 1944.

JANEIRO - ESTRUMAR


FEVEREIRO - LAVRAR


MARÇO - SEMEAR

ABRIL - SACHAR

MAIO - REGAR

JUNHO -COLHÊR

JULHO - DESFOLHAR

AGOSTO - MALHAR

SETEMBRO - LIMPAR

OUTUBRO - MOER

NOVEMBRO - COSER

DEZEMBRO
ATÉ QUE ENFIM ... O PÃO



12 comentários:

  1. A imagem correspondente ao calendário do mês de Janeiro (Estrumar) falta e é uma pena, pois este seu trabalho é precioso para a preservação da memória portuguesa. O site inglês Delcampe tem-na. Será que a não consegue?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Finalmente, consegui re-interessar-me pelo blogue e, portanto, era essencial começar por esta actualização (e rectificação).

      Eliminar
    2. eu tenho
      josevianaabreu@gmail.com
      935021268
      obrigado
      cumprimentos

      Eliminar
  2. tenho essas 12 se alguem quizer comprar estou aberto a propostas razoaveis certo? obrigado

    ResponderEliminar
  3. meu contacto é 935021268
    mail:josevianaabreu@gmail.com
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só vi agora a sua mensagem.
      Peço desculpa por reação tão tardia (mas... vale tarde que nunca).
      Esclareça-me, por favor : É proprietário das 12 aguarelas originais de Manuel Tavares que serviram para a realização deste calendário? Ou das reproduções ? É o que os valores num caso e noutro são completamente diferentes. São entre "sem valor" para as reproduções e "algum valor" para as aguarelas originais, depoendendo do estado de conservação.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. ainda tenho disponivel as 12 aguarelas do trabalho que o milho dá de M.Tavares se alguem tiver intressado o meu numero é 935021268 ok?

    Obrigado
    Cumprimentos

    José Viana

    ResponderEliminar
  6. Vendo as 12 por 69E.
    A quem tiver interessado ok?
    No momento estam emolduradas em molduras muito simples com um vidro, mas se preferirem posso tirar a moldura certo?
    Ja que com as molduras se fosse por correio ficaria um valor muito elevado devido a pensarem no total a volta de 6 kg correto?
    Obrigado
    Cumprimentos
    José Viana

    ResponderEliminar
  7. Mais despesas inerentes ao envio ok?
    Grato
    Bom fim de semana
    José Viana

    ResponderEliminar